12/09/18 Outros

Relato de um atendimento

Doula pós parto

Então começa mais um dia de trabalho, doula pós parto. O que esperar ou planejar para um dia de atendimentos… nada… nada é planejado em um atendimento ele acontece no seu fluir orgânico e íntimo de cada família, se entregar a está experiência é surpreendente a cada encontro.
E as vezes eu me surpreendo com a profundidade desses encontros.
Já era noite quando cheguei na casa de uma família querida que venho acompanhando, após muito trânsito e atraso no horário combinando… mas tudo bem, faz parte da realidade dos atendimentos domiciliares em uma grande cidade como São Paulo.
Ao entrar me deparo com a casa em pleno movimento, pai jantando, avó brincando com uma bebê no sofá e a mãe fazendo uma troca de fralda da outra bebê, sim são gêmeas!
Após beijos e abraços, vamos lá como posso ajudar vcs?
O foco deste atendimento é cuidar da mulher no pós parto, e para que isso aconteça é preciso criar um ambiente relaxado e tranquilo para que a puerpera possa ficar traquila para receber o atendimento.
Então a mãe janta, enquanto conversamos sobre como esta a vida a volta ao trabalho, introdução alimentar das meninas e outros assuntos. Enquanto o pai prepara o banho.
Nos organizamos para dar o banho nas duas ao mesmo tempo e ganhar tempo, pois ambas já estavam com fome e sono.
Após banho e troca feita pai e mãe se recolhem no quarto com as bebês para seguir com a rotina do sono e colocar elas para dormirem.
Eu aguardei na sala, aproveitando a oportunidade para descansar de mais de 1h de trânsito…rs
Após uns 20 min lá vem ela, a mãe, com sorriso no rosto e disse. – Pronto ufaaa.
E eu… lá vamos nós, cuidar de vc agora.
No íntimo do seu quarto, começamos uma massagem. A queixa era de muita dor no corpo todo.
Então aos poucos fui realizando alongamentos, descobrindo espaços de ajustes e encaixes. Deslizamentos longos e profundos acessando camadas de tensões promovendo um relaxamento e entrega de um corpo cansado à cama quente e macia.
Os aromas tomam conta do ambiente, lavanda acalmando os pensamentos.
Música de piano ao fundo com ondas do mar.
Quando percebi estava massageando e dançando, enquanto aquele corpo ia se encontrando…
Um profundo estado de paz encheu meu coração ao ver a conexão ali estabelecida.
Ficamos aproximadamente 1h30 neste fluxo…
Finalizando a massagem harmonizando com a aplicação de Reiki.
Me recolho, agradeço, lavo minhas mãos e volto ao quarto, a meia luz e me deparo com cena de um corpo acomodado na cama em um estado profundo de relaxamento.
Diminuo o volume da música…
Faço um cafuné…
E digo, – continua deitada eu vou indo, nos falamos depois.
Ouço um suspiro e a frase : obrigada por ter vindo.
Com um beijo na testa me despeço.
O pai que estava na sala, me receber com um abraço e abre a porta com um até logo.
E assim vou embora com a certeza de missão cumprida.
Em paz e feliz pela oportunidade de cuidar de mães .
#abraçomaterno
#doulaposparto

no responses
25/07/18 Doula Pós-Parto , Gestantes , Outros , Pós-Parto

Equipe Abraço Materno

Abraço_BX 45

A Abraço Materno foi idealizada por Priscila Castanho em 2010. Devido à grande necessidade de cuidados físicos, emocionais e energéticos com a mãe no pós-parto, a Abraço Materno acabou se especializando em massagens e terapias naturais – como Reiki, aromaterapia, escalda pés, entre outras – sempre com muita presença e acolhimento focados neste período tão intenso e longo que é o puerpério.

Hoje, a Abraço Materno conta com uma equipe de doulas de pós-parto que realiza atendimentos domiciliares agendados por toda São Paulo. Os atendimentos podem ser realizados desde o pós-parto imediato até os 2 anos de idade do bebê.

Nossas doulas

Abraço_BX 20 (1)

Aline Mamede

Entusiasta do afeto, auto-conhecimento, aprendizado contínuo, acolhimento, aconchego e amor. Por isso, vibra tanto em ser doula de pós-parto e doula de parto desde 2014, se expressando principalmente por meio de massagem (em gestante, puérpera e shantala), escuta ativa e presente, reiki, leitura de aura e outras coisinhas mais para oferecer o melhor cuidado possível para as mães.

Claudia Gervazoni

Doula de parto e de pós-parto, traz vários artifícios de seu trabalho como terapeuta naturopata para complementar a doulagem e o cuidado com mulheres:  florais de Bach, acupuntura sistêmica e auricular – com e sem agulhas, massagens, reiki, calatonia, cura prânica, e reequilibrio do chackras.

Abraço_BX 14
Abraço_BX 17

Karin Pompeu Toyonaga

Massoterapeuta e doula de pós-parto, utiliza suas mãos e seu coração – por meio do reiki, massagem em gestante, puérpera, e shantala – para acolher mulheres (e suas famílias) com respeito, apoio e amor.

Malu Risi

Encontrou na massagem relaxante, aliada ao reiki, seu caminho para fortalecer o acolhimento de mães. É doula de parto e doula de pós-parto, cuidando de mulheres em suas gestações e puerpérios a fim de acompanhá-las em todos os momentos que julgarem necessários, sempre lembrando-as de que não estão sozinhas.

Abraço_BX 10 (2)
Abraço_BX 0

Priscila Castanho

Mãe em busca constante pelo autoconhecimento e aprimoramento, é idealizadora e fundadora da Abraço Materno em 2010. É doula de parto e doula de pós-parto, consultora em aleitamento materno, instrutora de shantala, massoterapeuta e mestra em Reiki,  sempre cuidando de mães e bebês, por amor!

no responses
23/05/18 Outros

Massagem em gestantes e mães com bebê

 Conheça os benefícios da Massagem para Gestantes
A prática da massagem durante a gravidez atua em muitos níveis, trabalhando as articulações, a musculatura, a pele e o tônus corporal de forma suave e adaptada a este período tão especial. 
  Além de fortalecer o corpo e preparar a futura mamãe para o parto, a massagem também relaxa, minimiza os desconfortos, atua diretamente no sistema nervoso e contribui para se alcançar estados meditativos e contemplativos de consciência que estreitam os laços mãe/filho e permitem a gestante vivenciar uma gravidez prazerosa e saudável.
A pele é nosso maior órgão de sentido e muito está relacionada à nossa saúde.
   A superfície da pele é composta de milhares de receptores nervosos que transmitem os impulsos e sensações que absorvemos por eles para todo o corpo e mente. Ser tocado de forma terapêutica ou amorosa libera substancias químicas de efeitos relaxantes e curativos. Quando tocados e acariciados desta forma, nosso nível de estresse diminui, a circulação melhora e as moléculas naturais do prazer se realçam, viajando através da corrente sanguínea da mãe e do bebê.
A massagem tem um papel significativo na preparação da futura mamãe, pois a experiência do contato corporal durante a gestação, o trabalho de parto e após o nascimento do bebê proporciona mais eficiência transmitir carinho, conforto e segurança ao seu filho.
 Massagem no pós parto
A massagem é uma excelente ferramenta para nutrir esta mulher nesta fase tão importante da vida. Através dos benefícios fornecidos pela massagem a mãe consegue cuidar de si, sem deixar de cuidar de seu bebê, que pode ficar ao seu lado ou ser amamentado durante todo o atendimento.
Benefícios da massagem no pós parto:
* Promove o relaxamento profundo;
* Equilibra energeticamente;
* Diminui dores na coluna nas regiões: sacral, lombar e cervical;
* Conexão mãe e bebê;
* Aumento da circulação sanguínea;
* Fortalecimento do sistema imunológico;
* Diminui a ansiedade;
* Previne e auxilia durante o processo de depressão;
“A massagem aumenta os níveis de serotonina, dopamina, encefalinas e endorfinas no corpo e com isso, há redução da irritabilidade, modulação do ciclo sono/vigília, regulação do humor, aumento da auto-estima e diminuição de processos dolorosos”. (FRITZ, Sandy. Fundamentos da massagem terapêutica. 2. ed. Barueri, SP: Ed. Manole, 2002.
NOSSOS ATENDIMENTOS SÃO DOMICILIARES, ATENDEMOS TODA GRANDE SÃO PAULO.
PARA AGENDAR: 11 96443- 8397 ( WHATSAPP).
no responses
09/10/17 Outros

O pós-parto nos tempos de hoje

O Pós Parto é  um período onde muitas mulheres descobrem que nada lhe foi dito sobre ele….
Em tempos de muita informação, Internet pra todo lado, aplicativo  pra tudo…. para o Pós  Parto o que se tem é  apenas ele próprio com toda sua intensidade  e idealização  da maternidade, uma forma de maternagem e paternagem criada pela nossa ilusão  do desconhecido.
Uma geração  que foi criada com a idéia de que dar colo demais prejudica o desenvolvimento do bebê, que vai “mimar”…

pos_slider1Hoje estão  se tornando  pais e mães  que desejam  fazer “diferente ” …. Cada vez mais se ouve falar de criação com apego, cama compartilhada,  amamentação em livre demanda, BLW, musica para bebês,  dança,  massagem… e quem diria, até  cinema com trocador dentro  da sala,  com uma sessão  especial para mães  com bebê. Que maravilha!!!
Mas ainda sobre o puerpério NADA!
No Pós Parto entramos em contato com algo que não  é  falado  e muito menos sentido no nosso dia a dia.
Entramos em contato com o nosso lado animal, esse lado pode ter aparecido um pouco no Parto, se esta mulher teve a oportunidade de parir. Mas é  no pós-parto que ele mostra as caras,  vem com tudo !!! Isso mesmo nosso lado animal chega!!!
E o que a fazer???
São  tantas informações,  tantos grupos de apoio, tantas atividades para mães  e bebê.. ..
Afinal nós  já  descobrimos que dar colo não  “estraga o bebê “.
Novas famílias  estão surgindo com o olhar de estar mais disponíveis para seus bebês,  mas como lidar com isso?
Talvez uma boa alternativa para lidar com tanta intensidade seja voltar para a caverna, ficar no ninho, conhecer sua cria…
Ter tempo de dar tempo ao tempo.
Reconhecer essa nova família que se forma.
Se re-conhecer como bicho…
Descobrir  seus instintos e sentir o Pós Parto de forma inteira, se conectar com o sentir instintivo. E viver  este momento com toda a intensidade  que lhe cabe, percebendo que no mundo animal não  há forma e nem jeito certo de fazer, experimentar  sensações  nunca vividas e ver que ser bicho faz parte da nossa história e quando chega um bebê podemos viver isso com entrega, confiança, amor e saber que a conexão é  única.. tem seu tempo… tem seus desafios….
Ajuda neste momento é  essencial, mas sem interferir nesta nova fase.
Deixando que essa nova família se forme com suas  escolhas e sensações  vindas do seu lado animal.
Assim talvez o pos parto seja um momento intenso como deve ser, profundo e acolhedor com suas falhas… e vamos perceber que temos a grande oportunidade  de experimentar  o não controle  da vida.

no responses
02/08/17 Outros

CURSO DE MASSAGEM NA GESTAÇÃO, PARTO E PÓS PARTO
PRÓXIMAS TURMAS:
22 e 23 / outubro 2016 – inscrições abertas
 

Apresentação: Técnicas combinadas de massagem relaxante e para cuidados com os desconfortos da gravidez e do pós parto.

Local: GAMA – R Natingui 380 (esquina com a R Pascoal Vita) – Vila Madalena – São Paulo/SP veja no google maps como chegar ou em www.maternidadeativa.com.br/onde.html

Valor do Curso: R$ 420,00
Forma de pagamento:
Matrícula de 210,00 + uma parcela de R$ 210,00



Total de vagas: 20

A quem se destina: Doulas, Obstetrizes, Cuidadores e Educadores Gestacionais, Massoterapeutas, Fisioterapeutas, Terapeutas Corporais e todas as pessoas interessadas em uma gestação saudável.
Material a trazer para o curso:
Roupas confortáveis e 2 lençóis de solteiro. Trazer roupa de banho (biquini ou top + short) para as práticas.
Metodologia: aulas teórico-vivenciais e práticas.
:: Certificação
– Certificado comprovando horas aulas para quem tiver participado de 100% das aulas. Quem não puder assistir parte das aulas não poderá receber o certificado.
:: Inscrições:
**Clique aqui para preencher a ficha de inscrição**
.
O valor da matrícula poderá ser depositado em conta.
Organização e programa:
Priscila Castanho: Doula pós-parto e Instrutora de Shantala formada pelo GAMA, massoterapeuta formada pela Humaniversidade Holística, especialista em atendimento de massagem terapêutica para gestantes e acolhimento de mulheres no pós parto. Através de massagens terapêuticas, busca – em conjunto com a mãe – o equilíbrio e a harmonia para que ela possa viver a maternidade com tranquilidade e entrega à este momento único. Site: Abraço Materno.
Participação (Massagem para o parto):
Maíra Bittencourt: massoterapeuta e obstetriz, Doula formada pelo GAMA, obstetriz formada pelo curso de Obstetrícia (USP) e massoterapeuta formada pela Escola AMOR. Acompanho gestantes na preparação para o parto e nascimento, inclusive através da massoterapia. Integro a rede de atendimento de partos e nascimentos das mulheres, em parceria com equipes do movimento de humanização de São Paulo e região e integro o grupo de obstetrizes La Mare.
Programa:

  • Alterações energéticas e fisiológicas durante a gestação;
  • Tipos de toques;
  • Posicionamento da gestante/parturiente/puérpera para receber massagem
  • Pontos que estimulam o parto
  • Cremes e óleos de massagem;
  • Massagem na gestação;
  • Massagem no parto;
  • Massagem no puerpério;
  • Práticas de massagem e alongamentos;
  • Auto massagem;
  • Aromaterapia na gestação e no puerpério;
  • Massagem além da técnica.
no responses
19/01/17 Outros

Curso de Shantala – AGENDA 2017

Curso destinado a gestantes, mães, pais, avós e pessoas que desejam transmitir o amor através do toque. Bebê a partir de 1 mês de vida.

O Curso ” Massagear e Amar” – Shantala é realizado em vários espaços acolhedores por toda São Paulo. Encontre um próximo de você!!!
VAGAS LIMITADAS – Turmas pequenas, vagas limitadas!
Investimento: $230,00 em deposito ( reserva de vaga )
1 Bebê mais dois acompanhantes.
PARA REALIZAR A MATRICULA ENTRE EM CONTATO COM O ESPAÇO ESCOLHIDO.
O curso tem a duração de 3 horas, onde abordamos história da Shantala, benefícios da massagem, importância do toque , como lidar com as reações do bebê durante a massagem e a prática é realizada no bebê com calma e tranquilidade. Finalizando com um delicioso banho de ofurô para bebê.
Incluso no curso a apostila e óleo para a prática da massagem em bebê.
Datas previstas para 2017
FEVEREIRO
 18 sábado ComMadre Tatuapé/ SP 9:00 as 12:00

MARÇO
 11 sábado Caza da Vila Vila Mariana/SP  10:30 as 13:30

ABRIL
  18 sábado ComMadre Tatuapé/ SP 9:00 as 12:00

 MAIO
13 sábado Caza da Vila Vila Mariana/SP  10:00 as 13:00

JUNHO
10 sábado ComMadre Tatuapé/ SP 9:00 as 12:00

 Ministro também curso particular em domicilio, individual ou em grupo.
Leve o curso Massagear e Amar para o seu espaço!
Entre em contato para mais informações.

Informações adicionais
O curso acontecerá na data programada se atingido um numero minimo de participantes. Em caso de desistência ou impossibilidade de participar do curso, fica a critério do participante manter a matricula para uma nova data, ou solicitar o estorno do valor depositado. Será enviado um Email confirmando a data e o horário da turma em até 2 dias antes da data programada.

no responses
CURSO DE MASSAGEM NA GESTAÇÃO, PARTO E PÓS PARTO
14/09/16 Outros

CURSO DE MASSAGEM NA GESTAÇÃO, PARTO E PÓS PARTO

PRÓXIMA TURMA:
  19e 20 / novembro 2016 – inscrições abertas

Apresentação: Técnicas combinadas de massagem relaxante e para cuidados com os desconfortos da gravidez e do pós parto.

Local:ComMadre  rua: Terra Roxa 160 Tatuapé Sp/Sp

Valor do Curso: R$ 420,00
Forma de pagamento:
Matrícula de 210,00 + uma parcela de R$ 210,00


Total de vagas: 10

A quem se destina: Doulas, Obstetrizes, Cuidadores e Educadores Gestacionais, Massoterapeutas, Fisioterapeutas, Terapeutas Corporais e todas as pessoas interessadas em uma gestação saudável.
Material a trazer para o curso:
Roupas confortáveis e 2 lençóis de solteiro. Trazer roupa de banho (biquini ou top + short) para as práticas.
Metodologia: aulas teórico-vivenciais e práticas.
:: Certificação
– Certificado comprovando horas aulas para quem tiver participado de 100% das aulas. Quem não puder assistir parte das aulas não poderá receber o certificado.
:: Inscrições:

http://commadre.com.br/event/curso-de-massagem/

O valor da matrícula poderá ser depositado em conta.
Organização e programa:

Priscila Castanho: Doula pós-parto e Instrutora de Shantala formada pelo GAMA, massoterapeuta formada pela Humaniversidade Holística, especialista em atendimento de massagem terapêutica para gestantes e acolhimento de mulheres no pós parto. Através de massagens terapêuticas, busca – em conjunto com a mãe – o equilíbrio e a harmonia para que ela possa viver a maternidade com tranquilidade e entrega à este momento único. Site: Abraço Materno.


Participação (Massagem para o parto):

Thais Rodrigues Bernardo é mãe da Luiza e da Lis, Enfermeira Obstetra formada pela Faculdade Santa Marcelina e especialista em Saúde da Família pela UNIFESP. Atuou como doula e Enfermeira da Estratégia de Saúde da Família em Unidade Básica de Saúde. Atualmente é parteira na ComMadre, atendendo pré-natal, parto domiciliar, hospitalar e pós-parto, prestando consultoria em aleitamento materno.

  Programa:

  • Alterações energéticas e fisiológicas durante a gestação;
  • Tipos de toques;
  • Posicionamento da gestante/parturiente/puérpera para receber massagem
  • Pontos que estimulam o parto
  • Cremes e óleos de massagem;
  • Massagem na gestação;
  • Massagem no parto;
  • Massagem no puerpério;
  • Práticas de massagem e alongamentos;
  • Auto massagem;
  • Aromaterapia na gestação e no puerpério;
  • Massagem além da técnica.
no responses
FELIZ NATAL!!!! FELIZ 2016
22/12/15 Outros

FELIZ NATAL!!!! FELIZ 2016

 A ABRAÇO MATERNO DESEJA UM LINDO NATAL  E  QUE 2016 SEJA PROSPERO E HARMONIOSO PARA TODOS!!!

Voltamos em 15 de janeiro!
Nasmastê

no responses
07/01/15 Outros

Curso de Shatala, massagem em bebê em 2015!

Curso destinado a gestantes, mães, pais, avós e pessoas que desejam transmitir o amor através do toque. Bebê a partir de 1 mês de vida.

O Curso ” Massagear e Amar” – Shantala é realizado em vários espaços acolhedores por toda São Paulo. Encontre um próximo de você!!!
VAGAS LIMITADAS – Turmas pequenas, vagas limitadas!
Investimento: $230,00 em deposito ( reserva de vaga )
1 Bebê mais dois acompanhantes.
PARA REALIZAR A MATRICULA ENTRE EM CONTATO COM O ESPAÇO ESCOLHIDO.
O curso tem a duração de 3 horas, onde abordamos história da Shantala, benefícios da massagem, importância do toque , como lidar com as reações do bebê durante a massagem e a prática é realizada no bebê com calma e tranquilidade. Finalizando com um delicioso banho de ofurô para bebê.
Incluso no curso a apostila e óleo para a prática da massagem em bebê.
Datas previstas para 2015

 FEVEREIRO

07 sábado    Mamusca Pinheiros/SP  10:00 as 13:00

21 sábado Espaço Nascente  Sumaré/SP 10:00 as 13:00

MARÇO 

07 sábado ComMadre Tatuapé/SP  10:00 as 13:00

14  sábado Espaço Nascente  Sumaré/SP 10:00 as 13:00

28 sábado    Mamusca Pinheiros/SP  10:00 as 13:00

no responses
Pesquisa
Calendário
novembro 2018
S T Q Q S S D
« set    
 1234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930  
1 2 3 4 6